Mulheres enxergariam melhor as cores enquanto os homens seriam melhores em rastreamento de objetos em movimentos rápidos.

Os resultados suportam a chamada hipótese de caçadores-coletores, que argumenta que os sexos evoluiram distintas habilidades para atender seus papéis pré históricos.
Os pesquisadores afirmam que seus antepassados caçadores teriam de detectar possíveis predadores ou presas de longe e também identificar e categorizar esses objetos com mais facilidade. Enquanto isso, a visão de mulheres, sendo coletoras, pode ter se adaptado melhor para reconhecer objetos estáticos, como frutos silvestres, sementes...
Vejam bem, isso é uma teoria, uma hipótese. O que acho interessante é pensar que um comportamento pré histórico possa ter gerado essa herança genética...
Então, quando se trata de perceber diferenças sutis entre tons de uma cor, as mulheres tendem a sair por cima.
Mas estudos também comprovam que já antes da descoberta da agricultura, há vestígios de que as mulheres também tinham um papel ativo no processamento da caça. Vestígios analisados mostram que as mulheres auxiliavam no corte das carnes e no deslocamento dos animais caçados com fins alimentares.
Além disso, podemos ter situações em que as mulheres eram as grandes responsáveis por “colocar comida na caverna”. Ainda no neolítico, nos períodos em que as atividades de caça se mostravam em baixa, a coleta de folhagens, frutos e raízes comestíveis acabavam garantindo o sustento de todo um grupo.
Ponto para as coletoras, rsrs.
Mas a verdade é que a visão que realmente importa é a visão que se tem do mundo, a visão que se tem das pessoas, a visão que se tem dos problemas e o que a gente faz com todas essas perspectivas. E aí não há vantagens nos sexos: sai na frente quem tiver a visão de que, como seres humanos, temos muito potencial e muito para oferecer. Se não fazemos isso é única e exclusivamente porque não queremos. O verdadeiro cego é justamente aquele que não quer ver.
Em tempo:
Ahaaa! Touché!
Afinal, eu não estava complicando quando fiquei indecisa olhando a cartela de cores para pintar meu quarto, indecisa quanto ao melhor verde para usar, rsrs.. Fiz até postagem para isso na época, há um ano atrás (link aqui)
imagens: google imagens
consulta: brasil escola - cotidiano da mulher na pré história ; national geographic
Concordo com você! E acho legal a gente poder enxergar as diversas situações sempre sob vários ângulos porque assim fica mais fácil viver em harmonia e respeitar o próximo.
ResponderExcluirBeijos
O duro não é escolher a cor, mas sim pedir a opinião do sexo oposto, rs. Beijusss.
ResponderExcluirOlá.
ResponderExcluirAchei seu blog muito legal.
Se quiser divulgar em meu portal de blogs é só nos fazer uma visitinha.
Seu blog será muito bem vindo.
Até mais
Portal de Blogs Teia.
Mas é desse jeito, todo mundo brigando para ver quem sai na frente, e nunca param para ver o que realmente importa! Excelente matéria. Adoro os programas do NatGeo, principalmente o Missão Pet, hehe!
ResponderExcluirBeijinhos!
A gente não pode generalizar, o meu marido é um grosso para algumas coisas mas pra outras ele é minucioso e perfeccionista, com relação a cores acho que ele é mais exigente do que eu!
ResponderExcluirO problema é que as pessoas andam olhando apenas para si mesmas ao invés de olharem o mundo e os seres humanos a sua volta, assim perdem coisas importantes na vida como compartilhar e aprender com os outros.
Beijos
Laís
Hahahá! Adorei o post do ano passado, é bem isso mesmo, homens simplificando ao máximo e nós (confesso que sou muito objetiva e prefiro a simplificação)nomeando cada pequena diferença.
ResponderExcluirAfinal, o grande mistério da vida, nada mais é, do que saber conviver apesar das diferenças mesmo tendo olhares complementares.
bjs
Oi Milene!
ResponderExcluirGostei do post, muito interessante!
Bjs e ótimo Find!
Os programas da NG, são muito bons né ??
ResponderExcluirA gente aprende demais !!!
Bjus 1000 querida e um lindo finde prá ti !!!
Realidade....e tem muitas outras coisas..
ResponderExcluirOi Milene, é a Vi, meu maior problema com cores são os nomes que dão para elas,kkk
ResponderExcluirAcho que a união serve exatamente para um suprir o que falta no outro, e assim poder vencer os obstáculos.
Fiquei muito feliz por teu carinho no meu aniversario,obrigada.
Beijos,Vi
Muito bacana seu post! Adorei!
ResponderExcluirA especialização de cada um em determinada habilidade faz com que, no todo, as forças se complementem. Este é o grande desafio da harmonia entre homens e mulheres.
Beijão!
Querida,
ResponderExcluirFiz um selinho com todo carinho pra você! Vai pegar lá!
Está no final da primeira postagem.
Bjos no coração...