Mostrando postagens com marcador rio grande do sul. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador rio grande do sul. Mostrar todas as postagens

domingo, 28 de agosto de 2022

Mina Poetinha

 





Ei, Mina, diga um poeminha ou uma frase que gostes muito!
 - Ahhhnn (bocejando), essa é fácil, tenho uma, que me agrada muito, aqui na ponta da línguinha!

"A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda."

(Mario Quintana)

quinta-feira, 24 de março de 2011

Porto Alegre










Hoje, Porto Alegre, minha amada cidade, capital do Rio Grande do Sul, está comemorando 239 anos.

Porto Alegre nasceu de uma pequena colônia de imigrantes açorianos, 60 casais, que vieram juntar-se aos povoadores iniciais e transformaram o local numa cidade que foi chamada oficialmente de Porto de São Francisco dos Casais em homenagem a esses imigrantes. Em 1772, um novo edital rebatiza a pequena povoação, que passa a se chamar de Madre de Deus de Porto Alegre, abreviado para Porto Alegre em 1810.

Localizada no Paralelo 30, às margens do lago Guaíba, a cidade fica dez metros acima do nível do mar.
Concentra 28% das plantas nativas do Rio Grande do Sul, que correspondem a 9.288 espécies. Destas, muitas são árvores e vegetação típica da Mata Atlântica.

O porto de Porto Alegre é o maior porto fluvial do Brasil em extensão, ou seja, o maior porto localizado fora do mar. Inaugurado em agosto de 1921, foi ampliado e hoje possui 8028 metros de cais acostável.



Porto Alegre desenvolveu-se com rapidez, e hoje abriga mais de 1,4 milhão de habitantes.
O processo de criação da cidade contou com a participação de imigrantes portugueses, italianos e alemães, entre muitos outros. Trouxeram crenças, lendas, hábitos e costumes para formar o grande caldeirão cultural em que resultou Porto Alegre.

É uma cidade muito arborizada. Pétalas de ipês, jacarandás e flamboayants formam verdadeiros tapetes nas calçadas de muitos bairros.
Como muitas grandes cidades, apresenta, também, muitos problemas. Mas é o aniversário de Porto Alegre e preferi citar aqui o que me fascina neste lugar.

São muitas praças e parques maravilhosos, como o Parque da Redenção e seus recantos, o Parque Moinhos de Vento, cafeterias charmosas, bistrôs aconchegantes. Temos também a Usina do Gasômetro, que é um espaço cultural bem bacana, com galerias, espaço para eventos, exposições, mostras fotográficas. O MARGS, nosso museu de arte. A Casa de Cultura Mário Quintana, um espaço incrível, com oficinas de dança, de fotografia, salas de cinema, teatro, exposições. Temos a Feira do Livro na Praça da Alfândega, e temos também o lindíssimo pôr do sol no lago Guaíba. Tomando chimarrão então, nem se fala. Como se diz por essas bandas: "Mas bah! Chimas e pôr do sol? Baita parceria! Tri legal".

Não dizem que a nossa casa é onde nosso coração está? Não importa o lugar para onde eu possa ir, parte do meu coração vai viver pra sempre aqui em Porto Alegre. Como já cantavam Kleiton e Kledir:



"Deu pra ti
Baixo astral
Vou pra Porto Alegre
Tchau!
Quando eu ando assim meio down
Vou pra Porto e bah! Tri legal
Coisas de magia, sei lá
Paralelo 30..."



(cais do porto)



parque Moinhos de Vento



prédio do MARGS (museu de arte)


Casa de Cultura Mário Quintana



Largo dos Açorianos





parque Farroupilha, também chamado
parque da Redenção





recanto oriental no parque da Redenção





Café do Lago no parque da Redenção



gatinho bem folgado sobre uma mesa do Café do Lago



Chalé da Praça XV
(bar e restaurante bem tradicional - data de 1885)




praça Shiga no bairro Higienópolis





destaque para o
estádio de futebol Olímpico Monumental
do Grêmio Football Porto Alegrense




lindo Teatro São Pedro





nosso belíssimo pôr do sol no Guaiba



Usina do Gasômetro


ponte sobre o Guaíba





Palácio Piratini



Mercado Público Municipal





vista do Guaíba



Jardim Botânico



orla do Guaíba no bairro Ipanema



Igreja Nossa Senhora das Dores - é a igreja mais antiga da cidade,
ela data de 1807



Santander Cultural


Catedral Metropolitana




fonte pesquisa e imagens: google imagens, turismo.terra.com.br, naviosempoa.blogspot.com, www.literata.com.br

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

"...Foi o vinte de setembro...

...o precursor da liberdade."

Não podia deixar de escrever aqui hoje. É um dia muito especial aqui no Rio Grande do Sul. Neste dia, em todos os recantos, os gaúchos comemoram a Revolução Farroupilha.
Foi a partir da Revolução Farroupilha que se estabeleceu a identidade do povo gaúcho, com seus ideais de igualdade e liberdade. Também chamada Guerra dos Farrapos, a batalha foi considerada a mais longa da história brasileira, com duração de 10 anos (1835/1845), envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais e sendo proclamada a República Rio Grandense.
A cada 20 de Setembro, nós, gaúchos, reafirmamos o orgulho de nossas origens e o amor por nossa terra.

"... Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra
..."






TE AMO RIO GRANDE!!!








(google imagens/paginadogaucho.com.br)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...