Mostrando postagens com marcador filmes. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador filmes. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Assisti e gostei...

Há um tempo atrás eu assisti o trailler de "O Exótico Hotel Marigold" - ele estreou em junho de 2012 - e achei que era um bom filme e que iria gostar. Acertei na mosca. Só pude assisti-lo semana passada, mas adorei.
O filme conta a estória de um grupo de aposentados britânicos que por inúmeras circunstâncias acaba indo morar na Índia. Todos são seduzidos, por informações em um catálogo, à viver uma vida luxuosa e acessível em um palácio na Índia. O que encontram é um hotel pra lá de decadente, administrado por um falastrão atrapalhado mas cheio de boas intenções -  o ator Dev Patel de Quem Quer Ser Um Milionário. O elenco é fantástico. É estrelado, entre outros, pela maravilhosa Judi Dench, Maggie Smith, Tom Wilkinson e Bill Nigh - que é outro ator que adoro. 
Quem ainda não assistiu e tiver curiosidade, a dica é boa.



O filme foi classificado como comédia, mas eu não o vejo assim. Ele tem momentos bem engraçados, mas é muito mais um retrato do que pode acontecer quando chegamos na terceira idade, das dúvidas, das opções que se apresentam e o que podemos fazer com elas. 
Em meio a tantos efeitos especiais e 3D, é bem gratificante assistir a um filme que trata de um assunto simples e inevitável como o envelhecer. E que aborda com tanta delicadeza temas como a morte, a amizade, a solidão, a saudade.
Poderia se passar em qualquer lugar do mundo. A Índia, nesse caso, representa a virada radical, o sair completamente da segurança, das metas. Ela é ser jogado no novo, no inesperado. E explode no rosto de todos com sua diferença cultural gritante, pobreza, poluição, barulho, caos. E também com sua simplicidade, gentileza, hospitalidade.
Os personagens indianos e britãnicos são simples, com problemas bem comuns, poderiam ser os vizinhos ou parentes de qualquer um. 






O gerente indiano do filme tem um ditado ótimo que usa constantemente para justificar porque ainda não foi bem sucedido na administração de seu residencial para a terceira idade - ditado esse que eu adorei. Pode até ser que não seja uma regra, mas tem lá a sua sabedoria e o efeito é animador. Ele diz: 
"No final, tudo dá certo. Se ainda não deu certo é porque não chegou no final"




Fica a dica. :)

.



imagens:google imagens e site oficial do filme

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Reino dos Felinos (African Cats)

Gatinhos de todos os tamanhos? ... Adoro.
Li algumas críticas que começavam com "é para quem gosta de animais" (como a crítica abaixo) e coisas do tipo. Balela! O filme tem como alvo o público infantil, visando despertar a atenção dos pequenos para o mundo selvagem.
E quanto aos adultos que gostam, normal. É posível sim gostar de documentários sobre a vida selvagem, literatura e cinema infanto juvenil e também de Kurosawa, Fellini e Godard... Em mentes abertas há espaço para muitas informações. Nada de padrões e conceitos estereotipados e programados.
Detesto os filósofos, intelectuais e eruditos "de plantão". Na maior parte das vezes, seu vasto conhecimento vem de um lugar chamado Wikipedia, rsrs.









Este final de semana vai estar em cartaz em Porto Alegre, no Cinemark Bourbon Ipiranga, o documentário Reino dos Felinos. É uma produção da Disneynature, uma gravadora independente da Disney, com 89 minutos de duração, mostrando duas famílias rivais de leões e guepardos (adoro muito).


"...É para os que adoram o gênero que listo algumas das qualidades de “African cats” (no original). A fotografia é uma delas, e isto fica ainda mais nítido com os assombrosos takes aéreos da savana africana e de um Nilo sinuoso e estreito a dividir em Norte e Sul o reino dos leões. O filme apresenta, basicamente, a história de dois tipos de felinos que ocupam a savana africana: guepardos e leões. O primeiro grupo é formado por mãe e cinco filhotes, dos quais três chegam à idade adulta graças à astúcia, à dedicação e à coragem da mãe. O documentário, todo rodado na Reserva Nacional Masai Mara, no Quênia, mantém o foco nos leões, divididos em dois grupos: um com um patriarca, Kali, e seus três filhos adultos e machos; outro de leoas submetidas a um único macho." (erico reis - globo.com)




sexta-feira, 15 de julho de 2011

Bye Bye Hogwarts


Hoje estreou o último filme da série Harry Potter - As Relíquias da Morte. Daqui a pouco vou assisti-lo.

Sou fã de Joanne Rowling. Que mundo fantástico ela criou em seus livros.
Na minha infância, as bruxas que me fizeram companhia foram Alcéia e Meméia - dos gibis Luluzinha - e Madame Min e Maga Patalógica - dos almanaques Disney. E eu as a-d-o-r-a-v-a muito.
Sem querer em nenhum momento desdenha-las, quem me dera ter desfrutado também da companhia de Harry, Hermione e Rony. Quem me dera ter voado na imaginação com eles e viajado no Expresso de Hogwarts, passeado no Beco Diagonal e em Hogsmead, vivido aventuras na Floresta Proibida, ter voado em vassouras, hipogrifos, testrálios, dragões, jogado quadribol, ter tido aulas com um professor lobisomem e com uma professora de transfiguração que se transforma em um GATO - ;)))). Isso sem falar das poções, da varinha e dos feitiços que se pode executar com elas.





Quem me dera??? He, he... Apesar de ser adulta, eu entrei, sim, de cabeça na fantasia criada por Joanne.

Minha filha (na época do lançamento do primeiro filme tinha 5 anos), surtou com essas histórias e eu surtei junto com ela. Assim que assistimos o filme eu corri pra comprar o livro. Temos todos os livros, já os lemos várias vezes e tenho todos os filmes já lançados. Não tenho um livro favorito da série pois adoro todos e meus filmes favoritos foram A Pedra Filosofal e o ótimo O Prisioneiro de Azkaban - com Gary Oldman (adoro). A saga toda contou com atores incríveis, como o saudoso Richard Harris e os talentosíssimos Alan Rickman, Maggie Smith, Ralph Fiennes, Michael Gambon, Emma Thompson, Helena Bonham Carter, Jason Isaacs, David Thewlis entre outros.

Os leitores de Harry cresceram, hoje são adolescentes, os personagens também o são e as aventuras foram dando lugar à situações e combates mais adultos.
Junto de toda a fantasia do mundo que Joanne criou, os livros da série abordam situações de escolhas morais, falam de discriminação, soberba, traição. Falam de maus tratos, morte, perdas, mas também enfatizam o valor da amizade, lealdade e integridade. Estas questões estão todas ali nos livros e também nos filmes, envoltas na magia da estória. Acho que esse é um dos pontos que fez a série ter tantos fãs mundo afora: Joanne apresentou um mundo mágico onde é possivel identificar elementos que estão presentes no cotidiano das pessoas.




Harry Potter é uma saga que envolveu crianças, adolescentes e também adultos. Até conheço quem não é muito fã de Potter. O que digo à essas pessoas é para mergulhar na magia dos livros com olhos de criança, como se estivesse em um parque de diversões: abra a mente e divirta-se muito, sem medo. É impossível não gostar do castelo, dos feijõezinhos de todos os sabores, das corujas, dos centauros, dos quadros que se mexem, da capa da invisibilidade...





Então, apesar de hoje ser a estréia de Relíquias da Morte parte II nos cinemas, o que vou deixar aqui é uma sugestão de leitura. São os 7 livros da série, bem bacanas para se ler com a garotada.
Ainda sugiro de J.K. Rowling "Os Contos de Beedle-O Bardo" (que traz o ótimo "
O Conto dos Três Irmãos", importante para o desfecho dos 7 livros H. Potter) , "Animais Fantásticos e Onde Habitam" que descreve cada uma das criaturas mágicas retratadas nas história H.P. e "Quadribol através dos Séculos".






Harry Potter e: A Pedra Filosofal, A Câmara Secreta, O Prisioneiro de Azkaban, O Cálice de Fogo, A Ordem da Fênix, O Enigma do Príncipe, As Relíquias da Morte.









imagens: google

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Navegando em Águas Misteriosas

Pra quem gosta de piratas, lutas de espada, sereias, aventura...
Pra quem não gosta de nada disso, mas curte o Johnny Depp, a Penélope Cruz...

Tem macaquinho no filme, nos outros já teve papagaio, cachorro pirata. Quem sabe no próximo tem gatos piratas??

Fui ontem assistir ao Piratas do Caribe 4. Gostei. Comprei 3 ingressos de impulso, no fim do dia, recrutei meus piratas e fomos para a diversão.
O filme é despretensioso, engraçado. Perfeito pra quem quer simplesmente se divertir com a família, comer pipoca, dar risadas.
Como nos filmes anteriores da série, Johnny Depp e Geofrey Rush dão um banho no elenco interpretando o Capitão Sparrow e Capitão Barbossa. E Penelope Cruz - a novidade deste filme -talentosa e linda como sempre, tem uma química bem legal com Depp. Todos estão em busca da Fonte da Juventude - que foi o gancho deixado no final do filme anterior.
Ainda tem o charme das participações especiais de Keith Richards (adoro), como pai de Jack Sparrow e da maravilhosa Judi Dench (adoro muito: fica a dica para ve-la em Chocolate - também com Johnny Depp - e em O Violinista que veio do Mar, com a talentosa Maggie Smith).

Achei irrelevante o filme em 3D. Não tem tantos efeitos assim pra ter que aguentar usar aqueles óculos por 2 horas. Quem optar pela versão 2D vai se divertir igual. Elementos dos filmes anteriores estão presentes neste também: a bússola, o macaquinho e, é claro, o rum.
As tais águas misteriosas no fim da contas não passam de águas bem tranquilas, como caminhos já há muito trilhados, onde o Capitão Jack Sparrow nos garante boas risadas. Fica a dica.


*** Recomendo à quem for assistir que aguarde o desfecho dos créditos, pois há mais uma pequena cena depois, que nos dá uma ideia de novos acontecimentos e serve, talvez como um pequeno gancho para outra aventura. Não consigo entender os afobados, que disparam pra fora do cinema numa correria desabalada, quando passam os letreiros finais dos filmes.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...