O filme conta a estória de um grupo de aposentados britânicos que por inúmeras circunstâncias acaba indo morar na Índia. Todos são seduzidos, por informações em um catálogo, à viver uma vida luxuosa e acessível em um palácio na Índia. O que encontram é um hotel pra lá de decadente, administrado por um falastrão atrapalhado mas cheio de boas intenções - o ator Dev Patel de Quem Quer Ser Um Milionário. O elenco é fantástico. É estrelado, entre outros, pela maravilhosa Judi Dench, Maggie Smith, Tom Wilkinson e Bill Nigh - que é outro ator que adoro.
Quem ainda não assistiu e tiver curiosidade, a dica é boa.
O filme foi classificado como comédia, mas eu não o vejo assim. Ele tem momentos bem engraçados, mas é muito mais um retrato do que pode acontecer quando chegamos na terceira idade, das dúvidas, das opções que se apresentam e o que podemos fazer com elas.
Em meio a tantos efeitos especiais e 3D, é bem gratificante assistir a um filme que trata de um assunto simples e inevitável como o envelhecer. E que aborda com tanta delicadeza temas como a morte, a amizade, a solidão, a saudade.
Poderia se passar em qualquer lugar do mundo. A Índia, nesse caso, representa a virada radical, o sair completamente da segurança, das metas. Ela é ser jogado no novo, no inesperado. E explode no rosto de todos com sua diferença cultural gritante, pobreza, poluição, barulho, caos. E também com sua simplicidade, gentileza, hospitalidade.
Os personagens indianos e britãnicos são simples, com problemas bem comuns, poderiam ser os vizinhos ou parentes de qualquer um.
O gerente indiano do filme tem um ditado ótimo que usa constantemente para justificar porque ainda não foi bem sucedido na administração de seu residencial para a terceira idade - ditado esse que eu adorei. Pode até ser que não seja uma regra, mas tem lá a sua sabedoria e o efeito é animador. Ele diz:
"No final, tudo dá certo. Se ainda não deu certo é porque não chegou no final".
Fica a dica. :)
.
imagens:google imagens e site oficial do filme










