sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Livro sobre arrependimentos...

Uma enfermeira australiana lançou um livro (link para reportagem bbc brasil) com uma lista de cinco principais arrependimentos de pessoas que estão prestes a morrer.
Bronnie Ware, que é especialista em cuidados paliativos e doentes terminais se concentrou nos cinco arrependimentos mais comuns, entre eles:
- não  terem tido coragem de fazer o que realmente queriam e não o que outros esperavam que fizessem.
- não terem  trabalhado um pouquinho menos, o que fez com que perdessem muitas coisas em suas vidas.
- não terem tido coragem de falar que não gostavam de uma coisa, ou então que queriam ter tido coragem de falar às pessoas o que realmente sentiam por elas.
A enfermeira também chama a atenção para o fato de que as pessoas se arrependiam do que não fizeram. Na maioria dos casos observados por ela, as pessoas não pareciam se arrepender de algo que tinham feito.




Em vista disso, mãos à obra. Quero bem longe de mim a ideia de envelhecer cheia de arrependimentos, pensando no que não fiz. Quando chegar a minha hora eu prefiro pensar "caramba, eu fiz um monte de pataquadas mas caprichei legal no que eu acertei" do que chorar pelo que gostaria de ter feito.
Eu sempre acreditei que o negócio é falar o que pensa, ser sincero, não esquecendo nunca que franqueza e grosseria são separadas por uma linha muito tênue. Dá pra falar o que pensa sem sair por aí explodindo os outros.
Curta um pouco mais os amigos, a família, os amores sem ficar de olho no telefone e caixa de e mail. Vale deixar o celular desligado e o laptop de lado de vez em quando. O mundo não vai ruir se a gente não atender uma ligação no final de semana.
Corra em busca dos sonhos. É essencial manter os pés na realidade, mas dá licença, né?? Sonhar um pouquinho é essencial e transformar um sonho em realidade é bom demais da conta!
Tudo o que está na nossa vida só está lá porque a gente colocou. Tanto as pessoas, como as situações. E quando colocamos, achavamos que era o certo a fazer. Se não está mais funcionando, o jeito é descobrir porque e resolver.
Fez besteira?? Pisou muito na bola?? O que tá feito tá feito. Mas trate de consertar. Peça desculpas, repare o estrago que fez.  E aprenda com o erro e não faça de novo.
No mais é tratar de viver a vida um dia de cada vez - hoje em dia não tá fácil não - e tentar estourar e ficar triste o menos possível.
Se complicou... descomplique.
Don't worry, be happy.

7 comentários:

  1. Concordo! Não sou pessoa para arrependimentos. O que está feito, está feito! Quando me dou conta de que fiz mal, fico danada comigo e sou mulher para pedir as minhas mais humildes desculpas. Mas arrependimentos.... sou como a Edith Piaff. Non, rien de rien, non, je ne regrette rien!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Nossa...preciso pensar bem sobre isso...confesso que me arrependo de algumas coisas que não fiz...

    ResponderExcluir
  3. Das opções listadas o que tenho mais dificuldade é dizer quando não gosto de algo.
    Fico achando que para a harmonia da família é necessário cedermos as vezes, só que tenho feito isso demais!
    Boa dica de livro.

    Acho que vc não está sozinha nessa questão de não imprimir as fotos digitais.
    Por causa disso estou fazendo aos poucos, imprimindo as digitais e scaniando as impressas mas dá um trabalhão...tem que ir aos poucos.
    bj

    ResponderExcluir
  4. Mi, acho que é bem por ai... nos arrependemos do que não fizemos, então vamos fazer o que temos vontade, se não der certo valeu como experiencia e se der aleluia! Beijossss

    ResponderExcluir
  5. Don't worry !!
    Verdade, a gente ás vezes fica se martirizando pelas coisa que não faz e sofre depois !!
    Adorei a parte da franqueza e grosseria, aliás adorei o texto todo, muito bom prá gente refletir e sempre tentar mudar o que a gente puder, para não ficar amargurado no fim !!

    Bjus 1000 querida

    ResponderExcluir
  6. Oi Milene....
    Lindo post...bela reflexão ...Hoje vim oferecer flores para alegrar seu dia...Saudades de você no Denguinho....Ótimo Final de Semana!
    Nyan nyan
    Nina

    ResponderExcluir
  7. concordo com a Nina... linda reflexão! exercício diário é descomplicar, de se colocar como outra pessoa, olhando a situação de longe... de aprender com os erros... aliás, ultimamente acredito que esta é a verdadeira maneira de aprender alguma coisa. Errando mesmo, mesmo que seja um erro de leve: o exercício de reconhecer e aprender. bjinhos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...