sábado, 12 de fevereiro de 2011

Gostinho da Infância

Fazendo arrumação nos armários, encontrei um pacote com fotos antigas, de infância. Bem legal. Adoro topar com fotos inesperadamente.

Eu, com uns 3 ou 4 anos, no centro da foto (setinhas laranja).

(Eu sou a primeira, da esquerda para direita - blusinha listrada amarela e preto - eu devia ter cerca de 10 anos)

Junto com as fotografias vieram também algumas lembranças dos cheiros e sabores da infância.
Lembranças de guloseimas e brincadeiras que nem sei se existem mais.
É impossível esquecer das tardes devorando balas compradas no armazém da esquina. Pausa no pique esconde, polícia ladrão pra comer balas 7 Belo, bala Soft - que de macia não tinha nada, era dura e lisa; um perigo pra se engasgar.

Tinha também a bala Xaxá com uma carinha de gatinho no logo do celofane.
E a bala Gasosa... que delícia! Redondona e na boca ela parecia ferver, meio doce, meio azedinha.
E também tinha as jarras geladinhas de Ki Suco pra brincar de pic nic com biscoitinhos Mirabel!
Mini chiclete, pastelina, bala azedinha, Pepsi em garrafinhas de vidro.



Passavamos as tardes de sol cor
rendo, andando de bicicleta - eu tinha uma Monareta da Monark, azul clarinha - e brincando de "Mulher Maravilha" e "As Panteras" - todo mundo queria ser a Jill e Kelly kkkkk.

Final de tarde e dias de chuva a brincadeira era jogar varetas, 5 Marias, bate bate, bambolê, passa anel.
Tem muito mais: pular corda, brincar de boneca de papel, carrinho de rolimã...

E cinema aos sábados!! Bom demais! Não tinha idade pra asssitir Tubarão quando deu no cinema, fiquei louca de tanta curiosidade.
Gibis que eu adorava eram os da Luluzinha, Mônica, Homem Aranha, Super Homem.

Lembro que meu super ultra tudo de bom tio avô fez uma pandorga linda para mim (pipa), mas eu fiquei com medo
que o vento me levasse junto, então ele segurava e eu corria ao lado segurando um pedacinho do barbante dando muita gargalhada.
Andar de pedalinho lá na Redenção era perfeito, comendo algodão doce e jogando pipoca no laguinho. Na volta do parque, mariola, chocolate preto e branco da Neugebauer e gibis.


Na televisão, muito desenho e Clubinho Gaúcha Zero Hora. E as séries de super heróis: Incrível Hulk, Mulher Biônica, Cyborg, Ultra Man...




Não tinha essa de
balada teen - até os 14 ninguém era adolescente. E nem queria ser. Msn, Twitter, Facebook, celular... Nem imaginavamos que o mundo ia mudar tanto e tão rápido.
Nem sonhavamos que tanta tecnologia seria realmente possível fora dos filmes de ficção.
Minha infância foi nos anos 70 e a adolescência nos 80. A gente, simplesmente, se divertia. Sem preocupações. A violência parecia distante.
Quando eu voava com minha bicicleta pelo meu bairro, minha única preocupação era não levar um tombo. Nem podia imaginar que um dia as crianças pudessem ser espancadas e até mortas na rua para terem suas bikes e tênis roubados.

Quando tive minha filha, estimulei-a a brincar tanto no video game como com o velho joguinho de varetas. Ensinei-a a brincar de 5 marias, massinha de modelar. Navegar na web e ler livros. Ensinei-a a andar de bicicleta (sempre comigo e meu marido por perto) e colecionar e curtir gibis...
Acho que o segredo pra viver bem hoje em dia é dar uma misturadinha no moderno com o antigo. Aquela velha história do velho e do novo andando juntos. Temperado com doses extras de cuidado.
É uma fórmula bacana, que pode dar muito certo.




" ...anos 70 não deu pra ti

mas nos 80 eu não vou me perder por aí..."

(letra de Horizontes)


=";"=

14 comentários:

  1. Querida, me engasguei muuuuito chupando Bala Soft, aiii, doí o peito!!!
    Também chupei muita balinha com sal de fruta, tomei ki Suco e muita groselha Milani!
    Ainda hoje estava de manhã na net e achei trechos do Topo Gigio, lembra? Bons tempos aqueles... de desenhos inocentes. Onde o Batman e Robin nunca trocavam socos, somentes se viam os Splashs - Boin - Town!! na tela!!

    Amei sua postagem tão saudosa!

    Querida, tenha um lindo final de semana, de nostalgia e alegrias!
    Carinhos de todos da Toca dos Gatos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana Clara: lembro sim do Topo Gígio. Tinha um quadrinho dele no meu quarto. A balinha soft era um terror, não dava pra comer correndo kkkkkkkkkkk. Ótimo final de semana pra ti também. Bjss

    ResponderExcluir
  3. minina eu não sei o que é essas coisas não, mas minha mãe...uuuiiii, adorou seu post!! ela é desse tempo aí!!! maiuuuu pruzzzzz

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol Liôa, uma delícia mesmo, né? Bjss

    Oi Lili, a Mina também não sabe nada disso não, ficou sentada do meu lado só olhando enquanto eu me divertia escrevendo o post. Bjocas!!

    ResponderExcluir
  5. Mi do céu, agora me senti antiga, rs (velha mesmo!) Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Aninha: Nem me fale. Pior é que há alguns anos, todas as pessoas com mais de 40 me pareciam muito antigas. Agora que EU tenho mais de 40, fico boba: parece que meus 20 anos foram ontem. Só cai a ficha vejo que o que eu gostava quando criança virou "fundo do baù" kkkkkkkkkk. Beijocas!!

    ResponderExcluir
  7. Ai, que delícia todas essas coisas (menos o Ki-Suco).
    Eu também adorava brincar de As Panteras e assistir a Mulher e o Homem Biônicos e tinha a Mulher Maravilha, A Feiticeira, O BAtman!
    Adorei ler!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Cinderela: Pior é que eu adorava o Ki Suco morango e framboesa hehehehe - deixava a boca toda manchada. Bjss

    ResponderExcluir
  9. Este post me fez voltar no tempo, eu nem lembrava mais da bala xaxa!bjs

    ResponderExcluir
  10. Hola degustación de esta página web es muy emocionante , vistas de esta manera dignificaan quien analizar este blog:)

    ResponderExcluir
  11. Ki Suco de framboesa.........delícia que saudades gostosa. Amei todas as lembranças deu uma nostalgia..........

    ResponderExcluir
  12. Oi, adorei relembrar tudo isso!!!!!
    Até hoje, é só fechar os olhos, e sinto o gostinho da bala gasosa....delícia!!!! ótimas lembranças...bjos

    ResponderExcluir
  13. E dele brincadeiras de Vai e Vem........sem falar dos lanches com Merendinha sabor framboesa (lembram?). Foram tantas as lembranças doces sentias no instante que li seu texto que sinceramente fico sem palavras, mas inundada de suspiros.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...