segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Glândulas...

Do fim do carnaval pra cá andamos na correria com a Mina. Graças a Deus, tudo está bem, mas dia dezesseis de fevereiro, no sábado, eu notei que ela não estava na rotina habitual. Começou a lavar excessivamente a cauda e o traseiro. A correria foi grande por aqui, pois a Mina já teve, há anos atras, um quadro de inflamação na glândula anal. Dessa vez o diagnóstico foi rápido, foi o começo da inflamação e conseguimos trata-la antes de evoluir. Não chegou a perder o apetite, nem deixar de usar a caixa de areia. Nem desenvolveu o abcesso.
Essa inflamação é uma condição extremamente dolorosa, tratada com antibióticos e anti inflamatórios e se não é diagnosticada a tempo, pode até ser  necessária uma drenagem e posteriormente até cirurgia para retirada das glândulas. O vet da Mina disse que é uma doença rara em gatos, muito mais comum em cães.
A Mina já está bem, já quer colinho, corre pela casa, balança o rabo, faz malcriação e fuzzz. Bem normal ;))





* Ah, quase ia esquecendo: Êba, o Ricardo hoje encontrou na rua o Magrão e sua dona. Parou para conversar e perguntou à ela o nome que deu para ele. O bonitinho agora se chama Caramelo.  Pois bem, o Caramelo está todo feliz, cheiroso e gordinho, a cara do amor, boa alimentação, cuidados e carinho ;) 

13 comentários:

  1. Oi Milene!
    Esse problema causa realmente muita dor nos peludinhos e é mais comum nos cães mesmo.
    Que bom que a linda Mina foi socorrida rapidamente e não teve maiores complicações.
    Beijos...Magda

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que deu tudo certo para a Mina mas eu fiquei preocupada porque a Luna tem um inchaço na glândula anal e a vet disse que precisa fazer uma cirurgia, nem falou em drenar.Como a Luna já é idosa eu fiquei com medo de cirurgia e disse que ia pensar. Ela só tem um inchaço, continua se alimentando normalmente, vai ao banheiro normal, caminha e tem muita disposição dentro de casa e não parece sentir dor (nem quando a vet apertou). Por enquanto vamos levando! Espero que a Mina tenha muita saúde e continue assim linda por muitos anos!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  3. Puxa, Milene, que susto, hein! Ainda bem que não foi nada de mais, pois vocês foram mais rápidos. Então quer dizer que a Mina faz malcriação? Acho que conheço uma gata assim! Uma não, mas cinco gatos!!

    No final do ano passado o Bóris teve isso, e por se tratar de um boxer muito porco que não se limpa e nem se incomoda com nada (coisa de cachorro), o quadro foi bem pior: o abcesso supurou e deu moscas!! Aí ele se incomodou, pois as larvinhas mexiam dentro dele e foi a sorte para eu ver que algo estava errado! Tratei e na mesma semana ele estava zero... e sujo de novo!! Fala sério, como os cachorros conseguem ser assim, tão sem modos??

    Falando em cachorros, que boa notícia a do Caramelo!! Gostei desse nome!! Mas tenho certeza de que ele é mais asseado do que o Bóris!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Bom começar a semana com duas noticias boas, eba! A Gabi também teve essa inflamação duas vezes, em uma houve um abscesso e se rompeu depois disso estamos passando por uma temporada de calmaria com minha Velhinha. Beijos, Familia Maravilhosa!!!

    ResponderExcluir
  5. Ora ainda bem que não passou de um susto! Quando os nossos gatinhos ficam doentes é uma aflição...

    Beijinhos e ronrons.

    ResponderExcluir
  6. Oi Milene, é a Vi, você não vai rir de mim, por causa da minha ignorância..mas estas glândulas anal, seria hemorroidas?
    Nunca meus bichanos e nem meus cachorros tiveram isso, mas é bom eu me inteirar, afinal nunca se sabe..
    Ainda bem que já esta bem, dá tristeza ver nossos gatos doentes.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vi, vou rir não. A glândula ad-anal não tem a ver com hemorroidas não. Essa glândula fica no ânus e é naturalmente drenada quando o animal evacua. Se houver alguma obstrução na saída da bolsa que envolve essa glândula, ela infecciona e provoca dores fortíssimas no animal. Ele para de evacuar. Não conheço como se dá o processo infeccioso em cães, mas os gatos começam a lamber em volta e abrem uma passagem para a saída da inflamação retirando o pelo e abrindo a própria pele fazendo uma ferida feia, dolorida, um abcesso. É muito raro acontecer em gatos. Na primeira vez que a Mina sofreu disso, eu levei umas 24 horas para identificar o problema e já estava com a ferida. dessa vez foi rápido. Nos primeiros sintomas já liguei para o vet e nem chegou a obstruir a bolsa anal e ela nem parou de evacuar.
      Eu sei que os cães se cheiram por causa do odor que essa glândula naturalmente libera mas como se manifesta o problema neles eu desconheço.
      Na Mina não percebi isso. Só mesmo o abcesso e não tinha odor.
      Espero ter ajudado.
      Beijocas

      Excluir
  7. Oi Milene, obrigada pelo comentário e as dicas. Sabe que uns 2 anos atrás um dos meus peludos (nem me lembro mais qual foi) teve algum problema e uma blogueira me indicou a Asseama e eu fiz o acompanhamento à distância que me trouxe muita paz e tranquilidade. Quando eu me casei tive uma vizinha que era espírita, ela foi a pessoa mais altruísta e solidária que eu já conheci, todas as semanas eu ia com ela tomar passe e levava o Felipe que era recém-nascido. Sempre digo que ele é tão calmo por causa disso.
    A Luna está bem, infelizmente nos últimos 2 meses ela vem definhando, anda fraquinha e tem momentos que parece desnorteada, mas é coisa da idade mesmo. A vet acha que ela está ótima pela idade, eu só quero que ela não sofra e tenha conforto.
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laís, eu tinha o link da Asseama salvo no computador há um tempão. Quando percebi que ela estava ficando doente de novo, contactei o veterinário e iniciei a medicação. Aí me lembrei do link, entrei em contato com a Asseama. Me senti super bem em fazer isso por ela.E achei importante eles não descartarem nunca o tratamento convencional, inclusive valoriza-lo.
      Os probleminhas da idade são invitáveis mesmo, tudo que podemos fazer é monitora-los, ama-los, manter contato com o veterinário e deixa-los o mais confortável possível.
      Beijinhos

      Excluir
  8. Que bom que a Mina está ótima!!! Essas coisas sempre nos preocupa, não tem jeito. Sabe que o Juca também não se limpa direito na região do rabo e ele exala um cheiro bem ruim do bumbum. Tô desconfiada que seja alguma coisa nessa glândula. Mas ele não tem nenhum sintoma, além do mau cheiro. Mês que vem levo ele pra tomar as vacinas e já pergunto pra vet.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Essas meninas as vezes dão uns sustos na gente, né?
    Bom saber que está tudo bem a gora! \o/

    E bom saber de histórias felizes como a do magrão, atual Caramelo!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Ai menina, que susto hein ??

    O pior é que eles não sabem falar e a gente fica sem saber o que fazer...

    Ainda bem que Mina já está bem... e o Magrão tá doce, doce doce igual Caramelo, srsrsr menino sortudo, rsrsrs

    bjus 1000 querida !!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...