quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Desabafo, caos, (in)segurança pública




Não adianta, por mais que queiram me convencer que é normal sair de casa rezando, sem saber se voltaremos bem, ilesos, sem sofrer violência - física e psicológica - não dá, não consigo engolir como normalidade, como "faz parte da vida moderna". Vida moderna uma ova. Vida sem ordem, vida no caos, vida no desrespeito. Saúde, segurança pública, moradia, escola são DIREITOS de cada cidadão e deveres do estado.
Minha Marina foi assaltada hoje. Saiu da escola ao meio dia e esperando pelo ônibus foi abordada por dois vagabundos que "gentilmente lhe pediram" o celular, senão lhe METERIAM um tiro. Vagabundos sim, porque não há problema social que justifique o que esses safados fazem pelas ruas.
O que eu, como mãe, faço numa hora dessas?? Abraço, consolo e digo o que???? Que é assim mesmo? Que estamos por nossa conta???? Que é normal levar um celular extra para dar ao bandido???? Que existe uma guerra porta afora de casa??? 
Há um tempo atrás as pessoas saíam de casa com um dinheirinho a mais na bolsa - o dinheiro do assalto. Normal, não é mesmo?? Tranquilo???


Graças a Deus não a machucaram. O trauma é psicológico. Ela faz parte daquela parte da população que ainda se choca com a violência, que não a entende como rotina. O medo vai persistir ainda por um tempo. Não dá para se esconder dentro de casa indefinidamente. Mas dá para a sociedade cobrar das autoridades o que é seu por direito. 
Telefonamos para a Brigada e nos disseram que ela deveria ter ligado na horado assalto para o 190. 
Ligado como??? Roubaram-lhe o telefone.
Ah, é só telefonar de um telefone público... Ok, só que ela tem  apenas 16 anos, ameaçaram-lhe de morte. A única coisa que ela conseguia pensar era em voltar logo para casa. Para a segurança da casa.
Aonde estão as viaturas que deveriam estar policiando nossa cidade. Os brigadianos informaram há alguns meses, em reunião na escola sobre esse assunto, que não possuem viaturas suficientes para cobrir toda a cidade, são duas viaturas para cada cem mil habitantes. É, é isso mesmo, cem mil...


Por uma grande coincidência, o governador do Rio Grande do Sul, hoje pela manhã deu uma entrevista falando, entre outras coisas, sobre segurança. Eu coloquei aqui um trecho da entrevista:
"O governador Tarso Genro avalia estar satisfeito com o trabalho da secretaria de segurança pública, mas insatisfeito com os resultados obtidos na área.  Tarso afirma que houve queda no número de latrocínios, e que a sensação de insegurança da sociedade deve diminuir com a contratação de mais policiais. Ele ressalta que os choques entre a brigada militar e a população tem que ser evitados, com treinamento. O plano do governo é ter até o ano que vem 20 Territórios da Paz."

Espera aí...Satisfeito com o trabalho??? Insatisfeito com os resultados na área???? Como isso é possível? É como contratar um confeiteiro para a sua padaria e dizer que está contente com o seu trabalho apesar dos doces serem ruins!!!!!!!
Quedo no número de latrocínios?????????? Ah, tá, entendi, latrocínio= roubo seguido de morte... É mesmo, os bandidos só tem assaltado, atirado nos intestinos das pessoas e espancado e atropelado as pessoas na fuga (lembram da médica há duas semanas e do idoso na rua Artigas?) As pessoas só(??) tem sido feridas mas não mortas... 

Acho que chega de bagunça, não é na nossa bandeira que vem escrito "ordem e progresso"?? Que eu saiba não é caos e retrocesso, nem bagunça e selvageria.



imagens: google imagens

10 comentários:

  1. Amiga, que grande susto! Ainda bem que não aconteceu nada à menina!

    É indecente! Um perigo e um medo constantes.

    Beijos calmos para vocês.

    ResponderExcluir
  2. Pobre Marina, uma menina ainda e tendo que sofrer nas mãos desses vagabundos. Mesmo que não tenha se machucado, o trauma que fica não tem cura, só espero que ela supere esse dia o mais rápido possível.
    Quando eu me mudei de SP para Joinville fiquei muito triste por viver longe de minha família mas só pensei na segurança que ganharia trocando uma cidade tão grande por uma menor. Infelizmente a violência já está por aqui e por todas as cidades do país. O meu filho foi assaltado no ônibus em Curitiba e também roubaram o celular que era baratinho. Agora me diga o que eles fazem com um celular roubado? Se você bloquear ele não serve pra mais nada!
    Eu vivo ansiosa para que meus filhos voltem para casa sãos e salvos todos os dias! Agora que a Júlia dirige é pior ainda e eu já falei pra ela que é para entregar o carro na hora se houver um assalto. Jamais resistir.
    Eu li os links que você colocou e fiquei muito triste de saber que não dá mais para andar na rua tranquilamente, temos que ficar atentos o tempo todo.
    Falta policiamento nas ruas em todas as cidades. Nós temos que cobrar mais segurança dos novos prefeitos, espero que eles façam sua parte.
    Amanhã vai ser um dia melhor pra vocês, torço por isso. Força!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  3. O que aconteceu com a Marina, infelizmente, pode acontecer com qualquer adolescente. E o privilégio não é da sua cidade.
    Como já te contei, na escola perto da minha casa vários alunos foram assaltados (teve até reportagem no o Globo) o que deve diminuir por uns tempos o assédio, depois e por nossa conta e risco.
    No Rio temos as mesmas estatísticas mas como aqui a situação esteve próxima da guerra civil, sentimos uma pequena melhora mas nada perto do ideal.
    Diga pra Marina que mando um abraço bem forte e carinhoso e que tudo vai ficar bem. Ela tem pais atenciosos e atentos e estará sempre protegida.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu também não vejo nada de moderno na violência. Tempos modernos seria se pudéssemos sair por aí à vontade, sem nos preocupar com esses vagabundos que se sentam nessa vida fácil, pegando em um minuto, o que demoramos meses para adquirir!!

    As palavras do Tarso Genro foram iguaizinhas às do governador de Goiás, ao dizer que está satisfeito com a atuação da polícia, mas a realidade é que não vemos nada que nos satisfaça, tamanha é a violência nas ruas, tanto da capital como no interior!!

    Lembro quando minha mãe sofreu uma tentativa de assalto, um drogado tentou levar o carro dela no momento que ela já estava lá dentro! O bandido estava tão ruim, com tanta droga, que nem conseguiu achar a chave que estava na cara dele!! Eu mesma fiquei com medo de sair por várias semanas, não é fácil ver um parente passar por isso, ainda mais uma filha!! Graças a Deus ele não fez nada de mal à Marina, mas que não ficou isenta do susto!!

    Precisamos ser fortes, ter sempre a mente positiva, andar nas ruas sempre muito prevenidos e jamais reagir a qualquer assalto. E rezar, pois se depender dos políticos, da polícia e da tal vida moderna, estamos fritos!

    Melhoras para todos vocês!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Milene, lamentável o que aconteceu com a Marina. Não gosto nem de pensar na sensação de terror e medo que uma situação dessas pode nos impor. Eu venho de uma cidade de médio porte em MG, e meu pai já disse que vem ocorrendo vários assaltos no comércio próximo à casa dele. Isso por volta das 16 hrs!
    A questão da segurança pública vem sendo negligenciada há muito tempo. E a população só sofre com isso... :(

    ResponderExcluir
  6. A propósito, fiquei tão revoltada com o bandido, que esqueci de comentar sobre o pelo da Mina.

    Bom, na verdade, olhando bem as fotos dela, tive a impressão dela ser tabby bicolor marmoreada, ou seja, ela tem o tabby marmoreado com o branco. Só que no próprio tabby, temos o prata, azul, amarelo... o da Mina parece ser tabby marrom, dando a impressão de ser três cores! O Darwin da Karina e a Chloe da Aline também têm um tabby mais puxado para o dourado/marrom! Acho que fica lindo, parece que o gato tem uma luminosidade, que é o que eu percebo no rostinho da Mina!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Graça, Laís, Claudia, Lívia, Aline, Karina, obrigada pelas gentis palavras de apoio. Meu marido fez denúncias à imprensa - hoje já fizeram uma reportagem sobre estes assaltos na rede record e a rádio gaúcha também fez uma matéria sobre insegurança pública. Também registramos ocorrência na polícia e procuramos o ministério público para uma denúncia, solicitando policiamento permanente na escola. Lá recebemos a informação da advogada de que não estamos loucos e que é possível sim obter resultados e inibir a bandidagem.
    Espero ver algum resultado, porque não dá mais aguentar a violência. O que inibe a ação de bandidos é policiamento ostensivo, punição rigorosa para crimes. Como as coisas andam correndo frouxo, os vagabundos tem se achado no direito de fazer o que querem.

    ****
    Lívia, a padronagem de Mina poderia ser mesmo tabby bicolor, estou na dúvida, pois nas patas ela tem o caramelo queimado bem definido. Gatinha difícil de avaliar, rsrs.

    Beijos à todas

    ResponderExcluir
  8. Amiga Milene e gatinhos fofos...
    Vim agradecer pelo carinho e amor que voces tiveram comigo em meu blog.
    MUUIITOOO OBRIGADA MESMO.
    É nessas horas que conhecemos nossos amigos de verdade.

    Desculpa a ausencia em vir agradecer, mas voltamos há pouco com o blog e estamos tentando voltar a rotina, que por enquanto ainda não é muito fácil.
    OBRIGADA DO FUNDO DO CORAÇÃO!!!
    VALEU PELO CARINHO AMIGA QUERIDA!
    Fique com o Papai do Céu.
    Ótimo dia das crianças, feriado e final de semana.

    Aus 1000 e Beijos 1000 com carinho das amigas para sempre...

    KIPPY & LILLY

    ResponderExcluir
  9. Muito triste e revoltante. Espero que a Marina já tenha se recuperado do susto.
    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...