segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ataque de Urso


"Urso mata visitante no Parque Nacional do Alasca..." 

Acabei de ler esta notícia no Jornal de Notícias
"Um homem que estava a fotografar um urso cinzento no Denali National Park, no Alasca, EUA, foi atacado e morto pelo animal, naquele que é o primeiro ataque fatal na história do parque."

Foi recuperada a máquina fotográfica do campista e viram as fotografias, que mostram o urso pelo parque, sem sinais de agressividade antes do ataque de sexta-feira.
As autoridades tiveram conhecimento do ataque depois de outros visitantes terem encontrado uma mochila abandonada perto de uma área de descanso e também roupa rasgada e ensanguentada e alertaram os guardas.
Com a ajuda de um helicóptero, localizaram o urso, que estava sentado junto aos restos da vítima. Os investigadores analisaram o estômago do animal e as fotos e concluíram que tinha sido ele a matar Richard White.


É o tipo de situação que tem tudo pra dar errado. É uma reserva de vida selvagem, é perigoso estar lá e as orientações dadas são justamente para garantir a segurança de quem acampar no parque. É o habitat natural de animais selvagens. A única coisa que o urso  fez foi se comportar como tal. A imprudência (e infelicidade) foi do campista ao se aproximar - mais do que o aconselhado pelas diretrizes do parque.- para fotografa-lo.
Uma pena. Duas vidas que se foram. Não entendi porque sacrificaram o urso. Era o habitat dele e se esse foi o primeiro ataque já registrado, então não era esse o caso de que o urso iria repetir o ataque a outros campistas.





9 comentários:

  1. Concordo totalmente, não havia necessidade de sacrificar o urso, ele estava no território dele que foi invadido por um intruso e ele apenas se defendeu. Eu adoro ursos mas jamais chegaria perto de um animal desses! Eles parecem tão fofinhos mas só parecem...
    Ótima semana pra vocês!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  2. Também senti pena e concordo com tudo que escreveste, mas fiquei imaginando se com os ursos não ocorre o que os campeiros dizem em relação a cães que matam ovelha: depois da primeira, não param mais... Acho que este pode ter sido o motivo de haverem sacrificado o urso. Beijos mil

    ResponderExcluir
  3. Os humanos insistem em querer domesticar animais que sabidamente são selvagens. Acabam ultrapasando os limites e dá no que deu. E depois o pobre bicho acaba pagando por isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Também não entendi pra que matar o urso. A culpa foi do fotógrafo, sabe que o bicho é selvagem, ele pode atacar! O urso estava sendo apenas um urso. E parece que o homem estava sendo apenas um homem: ganancioso por uma foto que poderia lhe render mais dinheiro ou fama, nem que para isso custe sua própria vida!

    ResponderExcluir
  5. Se um cão mata alguém, matam o cão. Se o homem mata outro homem, fica preso recebendo uma série de regalias... Acho que a humanidade se perdeu e os valores foram há muito esquecidos. Beijos, amadoramos Vocês.

    ResponderExcluir
  6. Triste, muito triste essa falta de humanidade.

    ResponderExcluir
  7. Um dos erros que nós, humanos, mais cometemos é esquecer de respeitar o lado animal que todo animal possui (assim como nós, animais "racionais", possuímos o nosso). O sacrifício do urso, na minha opinião, foi totalmente descabido. O homem está, cada vez mais, dando sinais de que não é tão racional assim...

    ResponderExcluir
  8. Eu acho totalmente desnecessário sacrificar o urso. Já vi diversos documentários sobre este tipo de ursos, e eles são animais que se surpreendido por pessoas no seu habitat ataca mesmo, é da natureza dele. Ele com certeza não procurou o campista e sim o contrário.
    Concordo com você.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Milene, é a Vi,se cada um ficasse no seu quadrado isso não aconteceria, mas o homem não respeita o espaço alheio, acha que tudo é dele e para ele.
    Quanto a sacrificar o animal, creio que é uma lei, não sei se existe alguma explicação cientifica para tal, mas talvez porque o animal se tornando apreciador de carne humana passasse a atacar todos humanos que visse.
    Lamentável.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...