sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Assisti e gostei...

Há um tempo atrás eu assisti o trailler de "O Exótico Hotel Marigold" - ele estreou em junho de 2012 - e achei que era um bom filme e que iria gostar. Acertei na mosca. Só pude assisti-lo semana passada, mas adorei.
O filme conta a estória de um grupo de aposentados britânicos que por inúmeras circunstâncias acaba indo morar na Índia. Todos são seduzidos, por informações em um catálogo, à viver uma vida luxuosa e acessível em um palácio na Índia. O que encontram é um hotel pra lá de decadente, administrado por um falastrão atrapalhado mas cheio de boas intenções -  o ator Dev Patel de Quem Quer Ser Um Milionário. O elenco é fantástico. É estrelado, entre outros, pela maravilhosa Judi Dench, Maggie Smith, Tom Wilkinson e Bill Nigh - que é outro ator que adoro. 
Quem ainda não assistiu e tiver curiosidade, a dica é boa.



O filme foi classificado como comédia, mas eu não o vejo assim. Ele tem momentos bem engraçados, mas é muito mais um retrato do que pode acontecer quando chegamos na terceira idade, das dúvidas, das opções que se apresentam e o que podemos fazer com elas. 
Em meio a tantos efeitos especiais e 3D, é bem gratificante assistir a um filme que trata de um assunto simples e inevitável como o envelhecer. E que aborda com tanta delicadeza temas como a morte, a amizade, a solidão, a saudade.
Poderia se passar em qualquer lugar do mundo. A Índia, nesse caso, representa a virada radical, o sair completamente da segurança, das metas. Ela é ser jogado no novo, no inesperado. E explode no rosto de todos com sua diferença cultural gritante, pobreza, poluição, barulho, caos. E também com sua simplicidade, gentileza, hospitalidade.
Os personagens indianos e britãnicos são simples, com problemas bem comuns, poderiam ser os vizinhos ou parentes de qualquer um. 






O gerente indiano do filme tem um ditado ótimo que usa constantemente para justificar porque ainda não foi bem sucedido na administração de seu residencial para a terceira idade - ditado esse que eu adorei. Pode até ser que não seja uma regra, mas tem lá a sua sabedoria e o efeito é animador. Ele diz: 
"No final, tudo dá certo. Se ainda não deu certo é porque não chegou no final"




Fica a dica. :)

.



imagens:google imagens e site oficial do filme

7 comentários:

  1. Valeu a dica, Milene. Meu marido é cinéfilo de carteirinha e vou repassá-la a ele.
    Final de semana e filme combina, não é mesmo?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Vou procurar aqui, rs. Embora ande sem tempo pra diversões, snif. Beijos a todos.

    ResponderExcluir
  3. q legal! eu ñ tinha ouvido falar nesse filme ainda! vou procurar para assistir com certeza! bjs

    ResponderExcluir
  4. Marido e eu tentamos assistir mas ainda não conseguimos.
    Confesso que quando vi o trailer achei que seria mais uma daquelas histórias de superação, final felizes e blablabla. Confesso também que tô meio sem paciência pra esse tipo de filme.
    Os amigos que viram recomendaram e depois do seu post fiquei com mais vontade de ver o filme.

    Tava com saudade de vir aqui, tá difícil poder visitar os blogs, espero voltar em breve.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi gurias, o filme é gostoso justamente pela simplicidade. Nada de grandes lições de vida, sabedoria e moral. E as mudanças que ocorrem com os personagens não são provocadas na Índia - elas apenas se deflagram lá - e foi o que me encantou, pois já estou cansada, também, de filmes que retratam viagens à países exóticos - como a Índia - como detonadores de mudanças de comportamento e valores. As mudanças verdadeiras começam por dentro e acontecem até mesmo antes de as percebermos, rsrs.
    Bjos à todas

    ResponderExcluir
  6. Milene, depois dos seus comentários sobre esse filme, acabei ficando com vontade de assistir. Achar bons filmes hoje em dia anda dificil.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Milene, eu estava me preparando pra assistir esse filme. Com suas dicas, fiquei ainda mais interessada.
    Tem selinho pra você lá no blog. Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...