sábado, 9 de junho de 2012

Saúde e caos

"A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre informou que, nos dias de pontos facultativos, os postos de saúde são fechados. Como o decreto saiu somente na quarta-feira, a secretaria não tem certeza se houve tempo suficiente para avisar a todos os pacientes que tinham consulta marcada. O órgão afirma que divulgou a informação por meio do site e redes sociais da prefeitura."




É um absurdo, uma vergonha.  Pouco caso com pessoas que não tem planos de saúde e dependem exclusivamente de atendimento em postos públicos. Pessoas esperando meses por consultas previamente agendadas e... surpresa!  Cerca de mil pessoas sentiram- se revoltadas com a situação. Feriadão nos postos de saúde.  Houve quem viajou mais de 200 Km em busca de atendimento e nada. Já é vergonhoso, absurdo e abusivo alguém doente ter que esperar meses por uma consulta e o sistema ser cheio de falhas, mas dar com a cara na porta é uma beleza, é o supra sumo da vergonha.
A temperatura das madrugadas deste feriado ficaram em torno de ZERO graus. Os hospitais ficaram superlotados.

Postos de saúde nem eram pra ser fechados no feriados e finais de semana. Doença não agenda a chegada. 
Postos de saúde fechados são tão insólitos como seria se o corpo de bombeiros de uma cidade fizesse feriadão:  Incêndios, aguardem o término do feriado para serem apagados.
E esse tempo absurdo de espera no agendamento  é surreal. Em meses de espera doenças só se agravam e pessoas morrem.
As emergências dos hospitais lotam porque é o último refúgio para quem busca tratamento e alívio para sua dor. 
Horas esperando por atendimento podem ser a diferença entre viver e morrer.
Porto Alegrenses estão chocados e revoltados com a situação.


A sociedade brasileira está farta da negligência e descaso com que é tratada, está farta de ser desrespeitada.
Já aproveito para lembrar que, enquanto o país gasta o que tem e o que não tem  preparando-se para a bendita Copa, eis então um retrato nada bonito do nosso sistema de saúde. Não adianta nada arrumar o país para turista passear e fazer fotos bonitas. Tem de, primeiro, faze-lo funcionar para quem vive aqui. 
Desenvolvimento se vê em terra de povo que recebe  de seu governo saúde, educação, alimento de qualidade, moradia, emprego e segurança. Não em terra de quem gasta dinheiro sediando eventos esportivos pra fazer bonito na TV.









11 comentários:

  1. É realmente um absurdo a saúde e outras questões importantes no Brasil.
    Irmão de amiga que não tem plano de saúde foi a uma UPA (que é um avanço em relação aos postos de saude e até que funciona bem, pelo menos na zona sul do Rio) e em poucas horas conseguiu internação para a Santa Casa de Misericórdia mas como aconteceu próximo ao feriado de quinta-feira, eles o medicam somente com novalgina mesmo depois do resultado do exame que confirmou que ele tem líquido no pulmão.

    A situaçao atual é desanimadora e falta muito ainda pra que tenhamos o mínimo de condições.
    E você está falando de Porto Alegre e eu do Rio, não consigo imaginar essas regiões que são totalmente abandonadas pelo governantes como Maranhão e outros locais do Norte e Nordeste.

    Se a gente se deixar levar por essas informações, não conseguimos nem sair de casa de tão deprimidos...
    A única arma que temos é na hora de votar e mesmo assim nenhuma garantia que o candidato escolhido não fará alguma besteira...
    Prefiro acreditar que apesar de tudo estar desse jeito, já melhoramos bastante e que ainda poderemos avançar, graças as denuncias, a internet e outros meios que ajudam a melhorar o Brasil.
    bj

    ResponderExcluir
  2. Enquanto isso, o governo faz propagandas contra a auto-medicação; os médicos conseguem a proibição da venda de antibióticos sem receita médica. Aliás, esta eu acho o máximo: morram por falta de medicação e atendimento médico, mas não por tomarem a medicação inadequada (sem falar nas medicações passadas erroneamente pelos próprios médicos...) Beijos

    ResponderExcluir
  3. Dificil até comentar, pior as opção para um atendimento digno é escassa, visto que até os convênios estam demorando para agendar consultas... Beijos, Mi e família.

    ResponderExcluir
  4. Nossa que absurdo..ainda mais nesse tempo que estão as doenças a mil...

    ResponderExcluir
  5. Bela denúncia! Os governos mostram a maior falta de respeito e de consideração pelos cidadãos! O mesmo por todo os lado...

    ResponderExcluir
  6. é amiga, no Brasil ñ se pode passar mal no fim de semana e em feriados se ñ tiver plano de saude! é horrivel isso, enquanto esses politicos ladrões roubam milhoes e milhoes, metade do q eles roubam dava p ajudar o povo! da raiva!

    ResponderExcluir
  7. O posto de saúde é um lugar pensado para atendimento ambulatorioal, ou seja, é a mesma coisa das consultas que marcamos com horário certo e em dias uteis nos planos de saúde. Ele não é feito para casos de urgencia ou emergência, nestas situações devemos procurar um hospital em casos mais graves ( acidentes, AVC,etc) ou então unidades como as UPAs em casos intermediários, como por exemplos viroses.
    Concordo com voce que neste país tudo é deixado para última hora, então não é certo cancelar consultas, o ideal seria já deixar tudo programado para o ano inteiro, inclusive contando os feriados. Falta planejamento!
    Outro grande problema é a falta de contratação de profissionais e os salários ridiculos que eles querem pagar. Se tivessemos um número suficiente, seria mais fácil marcar consultas e acompanhamentos em postos de saúde de forma rotineira desafogando os hospitais e grandes emergências.
    Sou médica e sei o quanto é triste trabalhar sem condições ou sobrecarregado. E isso vale para os planos de saúde também, que para economizar fazem a mesma coisa que o governo, diminuem o número de funcionários, sobrecarregam os profissionais ( médicos, enfermeiros, atendentes, etc) e deixam os hospitais lotados.
    Bom vou parar de falar pois dá mais tristeza.
    Vamos torcer que melhore.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Milene, é a Vi, infelizmente o Brasil esta afundando e só os brasileiros não percebem.
    quem paga planos de saúde não estão muito diferente dos que usam o sistema publico de saúde, porque não existe uma regulamentação a favor da população, mas a favor dos empresários que fazem seus lobbys junto aos políticos.
    Estamos a Deus dará, se correr o bicho pega se ficar o bicho come, mas é bom lembrarmos que temos eleições, e se vale a pena continuar votando, já que ficou comprovado que politico é tudo farinha do mesmo saco.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Adorei seu blog, assuntos interessantes e muito bem escrito,parabéns.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  10. Milene,
    Pelo que ouço sobre as temperaturas do sul do pais, imagino o frio que vocês estão sentindo.
    Nasci em São Paulo e até meus 20 anos convivi com temperaturas baixas (nada comparado as do RS)e hoje em dia acho que não me acostumo mais a tanto frio.
    Em Julho de 2005 fui visitar meu irmão em Curitiba e foram dias muito difíceis, nada me esquentava, nem mesmo os 3 gatos que ele tem e eu recrutava pra dormir comigo ou ficarem nos meus pés. rs!
    Quando voltei para o Rio tudo me doia e cheguei a ficar doente por alguns dias.
    Acho que uma viagem para lugares frios será pensada com muita calma pra esar prós e contras.

    Outro dia estava fazendo 17º aqui no Rio e os cariocas estavam enlouquecidos, de botas, casacos e cachicol, uma loucura!

    O jeito amiga, é curtir o chimarrão(nao sei se vc gosta), os bons vinhos, os edredons e cobertores e a quente companhia da Mina!
    Bj e um abraço bem apertado e quentinho!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Milene, é a Vi,aqui em SP esta chovendo e frio, então pensei vou aproveitar e tomar um chocolate quente com a Milene.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...