sexta-feira, 1 de julho de 2011

Protetores na TV, Palmira Gobbi e Secretaria dos Direitos dos Animais

Hoje à noite vai ao ar pela rede Globo, às 22:15 hs uma edição imperdível do Globo Repórter sobre brasileiros que lutam para defender animais vitímas de maus tratos. Protetores de gatos, cães, pássaros, cavalos, animais selvagens, e mostrarão a vida de famílias que hospedam animais à espera de um lar. É de extrema importância a divulgação do trabalho tão maravilhoso e árduo que os protetores realizam. Quem estiver em casa, é só ficar ligado na tv depois da novela das 21 hs._____________________________________________

Palmira Gobbi Dias:
Aqui em POA, há muitos anos atrás, uma heroína chamada Palmira Gobbi (1909 -1979) ou Dona Palmira, como era conhecida, foi uma pioneira na defesa dos animais na capital gaúcha.
Em 1949 ela fundou e presidiu a ARPA (associação rio grandense de proteção aos animais) e foi uma mulher incansável nessa luta. Mais tarde, a entidade chegou a criar um hospital veterinário destinado a curativos, cirurgias e medicação em nível ambulatorial.
Dona Palmira era prima em segundo grau de minha madrinha. Era devota de São Francisco de Assis, morava no bairro Menino Deus e abrigava, também, em sua casa, cães, gatos pássaros e cavalos.
Palmira faleceu em 1979 e foi uma grande perda. Quem a conheceu diz que nada a intimidava. Era o tipo de mulher que enfrentava e tirava chicote das mãos de carroceiros agressivos, não admitia o sofrimento de cavalos carregando pesadas cargas, com sede e mal alimentados (tinha um problema na mão causado em um desses confrontos). Ela enfrentava os carroceiros que maltratavam os cavalos, pegando o relho e dizendo: "Gostas de bater? Então, seja homem e venha experimentar!" (adoro essa história rs).
Também me foi dito que havia, na época, um bordão em Porto Alegre: quando alguém não tratava bem um animal era logo advertido com a frase "olha que eu chamo a Dona Palmira!" - era o suficiente para chamar o agressor à razão.
Teve uma trajetória de vida muito bacana e seu exemplo serviu de inspiração a muita gente que através de ONGs, da elaboração de projetos de lei e de fiscalização fazem sua parte na defesa dos animais. Inspirado no belo trabalho feito por Palmira Gobbi em defesa dos animais, foi criado um projeto de lei que proíbe a utilização de animais de qualquer espécie nos circos no Estado do Rio Grande do Sul. A proposta se transformou na Lei de nº 12.994/2008 que passou a vigorar a partir de janeiro de 2009.
Dona Palmira é um exemplo de mulher que merece ser lembrado, uma protetora dedicada, uma guerreira incansável.

______________________________________________
A Câmara de Vereadores de Porto Alegre (RS) aprovou nesta segunda-feira o projeto do Executivo que cria a Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda). A função da nova secretaria será executar políticas públicas destinadas à saúde, proteção, defesa e bem estar animal. Também caberá à secretaria gerir ações, em desenvolvimento e futuras, como o projeto Bicho Amigo, que atua no controle reprodutivo de cães e gatos, combate aos maus tratos, educação ambiental e guarda responsável, implementado pela Comppad. O trabalho realizado pela Seda terá embasamento legal, fundamentado na Constituição Federal e em legislação específica.

O processo tramitou na Câmara Municipal desde 13 de abril, entregue pelo prefeito José Fortunati
 e a primeira dama Regina Becker.
Fortunati ressaltou que a iniciativa visa, além de tratar de uma questão voltada à saúde pública, pela proliferação de doenças, abordar de forma mais adequada os animais de rua, com ações de controle populacional, principalmente na periferia da cidade, e da adoção responsável.

Nós, porto alegrenses, ficamos na torcida, aguardando os resultados.

consulta: tribunaanimal.org; jusbrasil.com.br; http://arpars.blogspot.com/

atualizado em out/2013

4 comentários:

  1. Fiquei muito emocionada com a história da Dona Palmira. Queria que o mundo fosse cheio de pessoas como ela, enquanto isso, sigo com meus passos de formiga.

    ResponderExcluir
  2. É muito bom compartilhar essas histórias tão bonitas... eu adorei a matéria.

    Vim te convidar para participar do sorteio de um banheiro felino bem chique lá no blog! Miauuu

    ResponderExcluir
  3. ME LEMBRO BEM DESSA HISTÓRIA "VOU CHAMAR A PALMIRA"....E OS CARROCEIROS LEVAVAM MEDO....

    ResponderExcluir
  4. LEMBRO BEM DA HISTÓRIA "VOU CHAMAR A PALMIRA" E OS CARROCEIROS LEVAVAM MEDO....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...