sexta-feira, 15 de julho de 2011

Bye Bye Hogwarts


Hoje estreou o último filme da série Harry Potter - As Relíquias da Morte. Daqui a pouco vou assisti-lo.

Sou fã de Joanne Rowling. Que mundo fantástico ela criou em seus livros.
Na minha infância, as bruxas que me fizeram companhia foram Alcéia e Meméia - dos gibis Luluzinha - e Madame Min e Maga Patalógica - dos almanaques Disney. E eu as a-d-o-r-a-v-a muito.
Sem querer em nenhum momento desdenha-las, quem me dera ter desfrutado também da companhia de Harry, Hermione e Rony. Quem me dera ter voado na imaginação com eles e viajado no Expresso de Hogwarts, passeado no Beco Diagonal e em Hogsmead, vivido aventuras na Floresta Proibida, ter voado em vassouras, hipogrifos, testrálios, dragões, jogado quadribol, ter tido aulas com um professor lobisomem e com uma professora de transfiguração que se transforma em um GATO - ;)))). Isso sem falar das poções, da varinha e dos feitiços que se pode executar com elas.





Quem me dera??? He, he... Apesar de ser adulta, eu entrei, sim, de cabeça na fantasia criada por Joanne.

Minha filha (na época do lançamento do primeiro filme tinha 5 anos), surtou com essas histórias e eu surtei junto com ela. Assim que assistimos o filme eu corri pra comprar o livro. Temos todos os livros, já os lemos várias vezes e tenho todos os filmes já lançados. Não tenho um livro favorito da série pois adoro todos e meus filmes favoritos foram A Pedra Filosofal e o ótimo O Prisioneiro de Azkaban - com Gary Oldman (adoro). A saga toda contou com atores incríveis, como o saudoso Richard Harris e os talentosíssimos Alan Rickman, Maggie Smith, Ralph Fiennes, Michael Gambon, Emma Thompson, Helena Bonham Carter, Jason Isaacs, David Thewlis entre outros.

Os leitores de Harry cresceram, hoje são adolescentes, os personagens também o são e as aventuras foram dando lugar à situações e combates mais adultos.
Junto de toda a fantasia do mundo que Joanne criou, os livros da série abordam situações de escolhas morais, falam de discriminação, soberba, traição. Falam de maus tratos, morte, perdas, mas também enfatizam o valor da amizade, lealdade e integridade. Estas questões estão todas ali nos livros e também nos filmes, envoltas na magia da estória. Acho que esse é um dos pontos que fez a série ter tantos fãs mundo afora: Joanne apresentou um mundo mágico onde é possivel identificar elementos que estão presentes no cotidiano das pessoas.




Harry Potter é uma saga que envolveu crianças, adolescentes e também adultos. Até conheço quem não é muito fã de Potter. O que digo à essas pessoas é para mergulhar na magia dos livros com olhos de criança, como se estivesse em um parque de diversões: abra a mente e divirta-se muito, sem medo. É impossível não gostar do castelo, dos feijõezinhos de todos os sabores, das corujas, dos centauros, dos quadros que se mexem, da capa da invisibilidade...





Então, apesar de hoje ser a estréia de Relíquias da Morte parte II nos cinemas, o que vou deixar aqui é uma sugestão de leitura. São os 7 livros da série, bem bacanas para se ler com a garotada.
Ainda sugiro de J.K. Rowling "Os Contos de Beedle-O Bardo" (que traz o ótimo "
O Conto dos Três Irmãos", importante para o desfecho dos 7 livros H. Potter) , "Animais Fantásticos e Onde Habitam" que descreve cada uma das criaturas mágicas retratadas nas história H.P. e "Quadribol através dos Séculos".






Harry Potter e: A Pedra Filosofal, A Câmara Secreta, O Prisioneiro de Azkaban, O Cálice de Fogo, A Ordem da Fênix, O Enigma do Príncipe, As Relíquias da Morte.









imagens: google

3 comentários:

  1. Ai,ai Milene...apesar de ter crescido ouvido falar de Harry e tudo mais, só agora com vinte anos de idade é que fui me apixonar por esse mundo de magia. Assisti todos os filmes e gostaria muito de ler os livros. Hoje estou anciosa para assistir o último filme, irei na quinta-feira, e meu sonho agora é ter a oportunidade de um dia ir ao parque tématico do Harry Potter lá em Olando nos EUA. Vou sentri saudades...
    Um ótimo final de semana para você! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Só hoje vou poder assistir o filme; infelizmente ontem tive compromissos inadiáveis.
    Minha infância também foi com Alcéia, Meméia, Min e Patalógica. Lembro de, quando bem pequena, minha irmã mais velha lia para mim as historinhas da Alcéia com requintes de crueldade e eu morria de medo kkkkkk
    Ganhei os 3 primeiros volumes do Harry Potter de meu marido em um Natal, antes da existência dos filmes. Minha primeira reação foi a de que me havia dado livros infantis. Comecei a ler e fui "tragada" por aquele mundo mágico; virei criança de novo! Depois fui adquirindo todos os livros, tão logo iam sendo lançados e assisti todos os filmes. Beijos mil

    ResponderExcluir
  3. Marília: O parque temático do Harry Potter me descontrolou hehehe. Desde que inaugurou, ele está na minha lista de lugares que desejo visitar.
    Bjos
    Gisa: É tão bom a gente poder voltar a ser criança, né? Bjocas pra ti e pra turminha.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...