segunda-feira, 2 de maio de 2011

Chuva...



Amanheceu frio por aqui. Bem outono. E a chuva também começou pela manhã. Não muito forte, não muito fraca. Do tipo que vai longe. A semana promete...
Dia cinza. Dia úmido. Dia feio.
Feio?
Lembrei de um livro que costumava ler para minha filha quando ela era pequena. "Soprinho" é o nome. Conta a história de um menino feito de uma fumaça mágica que leva quatro crianças por uma aventura em um bosque encantado. É dessa forma que a escritora conduz o leitor a olhar a natureza com outros olhos, através de fadas que as crianças vão encontrando pelo caminho.
O dia chuvoso de hoje me fez lembrar justamente de uma das fadas que elas encontram - a Fada da Chuva - e é um trecho desse encontro que coloco aqui:

"- ... É só amanhecer chovendo e começa todo mundo: "Está um dia tão feio!" Ora, isso é uma injustiça. Dia de chuva não é feio, é lindo.
- Lindo? Você não está exagerando: Não vejo nada lindo num dia de chuva.
- É porque você não sabe ver. Feche os olhos e depois olhe para o Bosque com se esta fosse a primeira chuva que você vê na vida...
...Perceberam então que o Bosque estava uma beleza. Tudo ficara prateado. A chuva cerrada era como uma cortina que não parasse de se mexer. E, do outro lado, as árvores e folhagens pareciam de outro mundo...
- ...Não é que dia de chuva é lindo mesmo? Por que nunca percebemos?
- Costume - explicou a Fada. - De tanto ouvirem dizer: "Que dia feio!" quando está chovendo, vocês se habituaram e nem foram examinar para ver se era feio mesmo..."

E eu que, assumidamente adoro os dias nublados tanto quanto os ensolarados, hoje não me sinto muito animada com a umidade que está a reinar. Por aqui vou tentando olhar essa chuva gelada que cai com outros olhos, com os olhos da fada, mas, não sei se é por um certa rabugice que me acompanha desde ontem ou simplesmente mau humor mesmo, estou às turras com a natureza e ainda não consegui me animar com as tais gotas prateadas que caem lá fora e escorrem pela minha janela.
O jeito é esquentar água para um chá e saborea-lo com a Mina se aquecendo ao meu lado.

Quem quiser ler a história de Soprinho para seus filhos, sobrinhos, afilhados - ou para si mesmo, pois confesso que curtia cada momento da leitura - ele foi escrito pela Fernanda Lopes de Almeida, recebeu em 1971 o prêmio Jabuti de melhor livro infantil e teve sua inclusão no acervo permanente da Biblioteca Internacional para a Juventude, de Munique. A criançada vai gostar.

Beijocas e boa semana!

7 comentários:

  1. adoro as suas tagarelices, milene.
    por cá, apesar de se aproximar o verão, também tem havido dias de chuva forte, alternados com dias de sol.
    na passada sexta-feira esteve um dia muito bonito; mas a meio da tarde a temperatura teve uma queda brusca e houve localidades no sul do país que ficaram cobertas de neve!!!!e nos arredores de lisboa houve cheias que provocaram muitos danos.
    nós não gostamos de chuva mas, quando chove, pomo-nos à janela, a ver a água a cair, lá fora. a Humana acha os dias de chuva muito inspiradores, sobretudo se pode estar em casa, confortável; mas quando chove demasiados dias seguidos, começa a ficar irritada, pois a casa torna-se húmida e parece suja devido às nossas idas e vindas do jardim.

    marradinhas afectuosas para toda a família_e desejamos que o sol volte a brilhar em breve, por aí.

    ResponderExcluir
  2. Ontem choveu bastante por aqui pela manhã; à tarde já melhorou e ficou um friozinho gostoso. Sei que a chuva é necessária e, realmente, embeleza a natureza, mas na cidade... Dias chuvosos e nublados costumam me deprimir um pouco; adoro um dia frio e ensolarado! Beijos para ti e Mina

    ResponderExcluir
  3. Querida, antes de tudo me desculpe a demora, a ausência, mas estamos engajados na festa de são ditinho deste ano, e por isso um pouco ausentes do mundo virtual.
    Amei suas palavras no blog. Sim, de fato hoje em dia é tudo mais rápido e prático, com tudo digital, fotos e movimentos tão fáceis de se gravar, mas antigamente não era assim. Temos tanto a guardar na alma e no coração!!!!

    Que as lembranças que te cercam também lhe tragam momentos inesquecíveis, de magia e felicidade, e isso nunca terá um preço a cobrir. Serão as únicas coisas que levaremos conosco... a lembrança de que um dia vivemos e fomos felizes.

    Que Deus abençoe ricamente a sua vida, o seu lar, e que sejas sempre muuuuuuito feliz.
    Carinhos, sempre, Toca dos Gatos.

    ResponderExcluir
  4. Venho agradecer atua visita e te convidar para entrares no concurso que estou a promover
    Bom fim de semana e ronrons da amiga
    Kika

    ResponderExcluir
  5. Milene

    muito obrigada pelo comentário que deixou há pouco no post "Eu não gosto da minha mãe". Eu conheço a leitora que passou o depoimento, ela tem f3 filhos e neto, é bem adulta e bem resolvida, mas esse assunto a incomoda ainda. Conseguiu criar bem sua família e é muito amorosoa. Teve dificuldades para escrever o texto e fiquei honrada com a confiana que ela depositou no meu blog. Teu comentário acrescentou, enriqueceu. Obrigada!

    P.S. eu odeio chuva,frio e vento, Sou um girassol, hehe

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda, eu que agradeço tua visita. Li teu post e me comovi com o conteúdo. Espero que ela consiga superar isso e ser feliz como merece.
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...